quinta-feira, 10 de julho de 2014

Dia #36 | Um erro bem fofinho (VEGAN, sem lactose e sem açúcar)

 
Era um daqueles dias em que me apetecia algo doce e fofinho para lanchar. Eu sou uma pessoa de torradas, adoro a espera, o som, o sabor, a textura. Adoro que cada metade do pão me satisfaça de maneira diferente e adoro que possa por quase tudo lá em cima - doce ou salgado !
 
Mas, às vezes, preciso de mudanças e de coisas fofinhas, simples e doces. Em dias como esse, vou para a cozinha e começo a misturar os ingredientes habituais e tentar dar-lhes um toque diferente de uma ou outra forma mas, desta vez, estava tão ansiosa que saltei algumas regras e antecipei-me ao calor do forno (talvez por, nos últimos dias, ser o único sítio onde isso ainda acontece).
 
Ora, estou eu a escolher sabores, a acrescenta-los à mistura, a agarrar no saco da farinha, a verificar o frasquinho do bicarbonato e, a dispor a massa nas formas, a enfia-las no forno, quando, a meio da cozedura,  me apercebo: " NÃO PUS OVOS !".
 
Pronto, borrada ! Quando o palito me avisou que a massa estava pronta, tirei-a do forno: queques (nada) crescidos que, ainda por cima, estavam todos moles ! Quase como se a massa não tivesse cozido. Fiquei chateada e comi outra coisa. Aí, uns vinte minutos depois, volto a cozinha e eles tinham assentado - para mim, tinham ficado óptimos !
 
E vocês olham para as fotos e pensam "Que bolinhas mais enfezadas e feias"; pois são ! Mas ficaram umas bolinhas SUPER fofinhas, muito húmidas e bem doces ! Tornou-se a minha surpresa da semana :P
E, assim, deixo-vos aqui uma receita que podia ter corrido mal, mas que até saiu bem:


FOFINHOS de BANANA CÔCO e LARANJA

INGREDIENTES (7/8 fofinhos)
2 bananas
1 chávena de côco
3/4 chávena de sumo de laranja
1/4 chávena de óleo
1 chávena de farinha
1 colher de chá de bicabornato de sódio

PREPARAÇÃO
Juntar tudo, à excepção do bicabornato de sódio, e misturar (eu usei a máquina de batidos).
No fim, juntar o bicabornato e envolver.
Deitar a massa em forminhas de queque e levar ao forno cerca de 20/25 minutos a 190º/200º.




E é só isto !
Depois de retirados do forno, deixem repousar uns minutos, mas podem come-los ainda morninhos ue são óptimos ! Não sei como ficam frios porque cá em casa nenhum chegou a essa fase.

Experimentem e digam-me o que acharam :D

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Dia #33 | Matar saudades ao sabor de Framboesa


Não tenho dado atenção ao meu cantinho nem espreitado o vosso; Shame on me !

Mas passei os últimos dias em mudança e agora tenho uma cozinha nova, utensílios arrumados, prontos a usar e, com eles, uma série de sugestões, novidades e desabafos...


Hoje, num saltinho, trago-vos só uma espreitadela à minha mais recente experiência que, espero eu, dê uma vida diferente às minhas saladinhas de Verão !

VINAGRE DE FRAMBOESA




Basta misturarem framboesas frescas com vinagre de vinho branco ou de cidra (segundo consta). Depois basta deixarem-no duas semanas num frasco fechado em local seco e escuro.

Daqui a uma semana digo-vos como ficou o meu ! Vou ver como ficam as saladas e, quem sabe, outros pratos :D



Agora, quero ir ver o que tenho andado a perder por essa blogosfera fora e amanhã trago mais novidades fresquinhas ! :D