quarta-feira, 22 de abril de 2015

Baunilha e Morangos juntos e a deslumbrar num BOLO de Primavera

Vocês pediram ! Sai uma receita que envolve baunilha e morangos, para os mais gulosos !


Nesta altura do ano há morangos a abundar por todas as cozinhas, o que tem tanto de bom como de preocupante (pelo menos para mim). O morango tem um ciclo de vida tão curtinho que a menos que consigamos comer quilos e quilos deles em 2 ou 3 dias ficamos com espécimes engelhados, descolorados e de sabor esquisito.

A melhor alternativa é, para mim, congelá-los. Assim duram imenso tempo e podem ser utilizados de várias formas. Quais ?! Perguntam muitos de vocês: "O que é que raio vou fazer com estes gordinhos congelados ?".

A primeira opção é sempre - GELADOS ! (e há-de vir o dia em que vos mostro receitas bem simples desta gordice de Verão), sumos, limonadas...

Mas, hoje, trago-vos uma sugestão de cobertura para bolos (ou crepes, ou waffles ou até gelado) e, como não vos ia apresentar uma cobertura de bolos sem nada para cobrir, trago também um bolo - de baunilha ! Essa combinação tão clássica e tão de Primavera.

O bolo é uma receita óptima para servir de base a qualquer tipo de bolo de camadas, ora vejam só:

BOLO DE BAUNILHA

INGREDIENTES
1 + 1/2 chávenas de Farinha
1 colher sopa de fermento
1 pitada de sal
1/2 chávena de óleo
3/4 chávena de mel de flores
2 ovos inteiros
2 gemas + 1 claras
1 vagem de baunilha
1/3 água quente


PREPARAÇÃO
Numa taça, peneirar a farinha, o fermento e o sal. À parte, misturar o óleo e o mel. De seguida, acrescentar esta mistura à farinha juntamente com dois ovos e duas gemas.
Simultaneamente, batem-se as duas claras em castelo.
As sementinhas da vagem de baunilha são adicionadas à agua quente para facilitar a mistura e, depois, acrescentadas à mistura da farinha.
No final, envolvem-se as claras e está pronto !

E já está ! É só isto ! Vertem o preparado numa forma redonda previamente untada e depois levam 25 minutinhos ao forno (200º).

Agora, enquanto esta maravilha bem perfumada está no forno, tratam da vossa cobertura vermelhinha.

COBERTURA DE MORANGOS
Eu utilizei cerca de duas mãos cheias de morangos congelados (podem usar frescos!) num tacho em lume brando com sumo de um limão e mel a gosto. Basta deixarem o preparado até os morangos derreterem e o molho engrossar.

Depois, é só espalhar o resultado por cima do bolo (o preparado solidifica).


Eu ainda acrescentei umas sementes de sésamo (só para dar aquele ar pintarolado dos morangos =D).


Experimentem e digam-me como ficou !

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Molho de TOMATE super rápido para qualquer MASSA

Sou uma fã incondicional do Jamie Oliver (a página dele é um desfile de receitas incríveis e dicas super úteis para facilitar o nosso dia a dia na cozinha !) e, como tal, vi, quase religiosamente, séries como "Jamie's 15 minute meals" - revolucionou por completo a forma como cozinho.

Como o Jamie diz, não temos de perder horas na cozinha a fazer pratos super elaborados que nos consomem anos da nossa vida e que, muitas vezes, nem saem como queríamos e a frustração fica ainda maior ! Para termos refeições simples e deliciosas, só temos de nos concentrar e organizar o tempo e a bancada (!!). Dispor tudo o que vamos utilizar na receita (no formato em que vão ser utilizados), ou seja, cortar/picar/fatiar os tomates, as cebolas, os alhos, as ervas, as courgetes, o que for, escorrer logo todas as latas de conservas que eventualmente usemos, temperar a carne ou o peixe (vocês já entenderam x) ).

Depois de estar tudo preparado é só ligar o fogão/forno e ir acrescentando as coisas no minuto certo e assim não há o stress de andar a cortar entre tachos e lavar entre tarefas.

Mas esta receita é ainda mais simples que isso porque não envolve facas ou tábuas ! Só precisam de um processador de alimentos, um tacho, uma frigideira e uma colher de pau !

Sou sincera, não sei que medidas uso - esta é uma receita que já faço há algum tempo e é sempre a olho - mas confiem no vosso instinto, vão provando e vão ver que não há muito espaço para erros !

Quantos aos ingredientes e à preparação, aqui fica: num processador de alimentos, deitem tomates cherry, dentes de alho, um molho de ervas à vossa escolha (eu normalmente gosto muito de usar salsa, mas podem usar manjericão ou até mesmo coentros ou óregãos), azeite, sal e pimenta. Sim, só isso !

Triturem tudo, vai ficar uma pasta (umas vezes mais grossa que outras) e, enquanto a massa está a cozer, deitem este molho numa frigideira para engrossar. Ambos os processos vão finalizar por volta do mesmo tempo, portanto, no fim, é só envolver a massa no molho e já está !

Claro que depois podem acrescentar espinafres, milho, atum ou qualquer outro legume que queiram ! Eu aqui usei salsa e milho (dá um toque bem mais doce e deixei o molho engrossar juntamente com o milho) mas o céu é o limite =D


Esta é uma daquelas receitas que devem fazer e refazer e fazer outra vez ! Vai ficar sempre bem, combina com todo o tipo de massas e é super rápida ! Não demora mais que 10/15 minutos a ficar pronta e é super gostosa !


Experimentem !

terça-feira, 14 de abril de 2015

[SEM AÇÚCAR] LIMONADA com beijinhos de MORANGO

Uma sugestão bem simples que cheira e sabe a VERÃO ! Nem é uma receita é mais uma junção de ingredientes num jarro com cubinhos de gelo =)


É tão simples quanto aquecer quatro copos de água para detter 1/3 copo de mel. Quando a água tiver arrefecido, acrescentar sumo de 3 limões. Eu fiz cubos de gelo com sabor a morango (derreti 1 mão cheia de morangos e juntei água suficiente para encher uma couvete de gelo - no meu caso foram estes lábios vermelhos).

Isto deu-lhe cor e outra dimensão de sabor, fica óptimo e deve ser bebido super fresco ! Enquanto bebemos sentimos o paladar a balançar entre a riqueza do mel, a acidez do limão e a doçura do morango, é uma delícia !

Um cheirinho de Verão no copo ! Apesar de não se perceber (a minha câmara não capta cores tão fielmente como eu gostaria), a limonada ficou com um tom cor de rosa super clarinho quase como água de rosas, ficou super glamourosa :P

A verdade é que cada limonada vai ficar diferente, há demasiados factores a influencia (o tipo ou a marca do mel, a acidez dos limões utilizados, a quantidade de morango em cada copo) mas ainda assim resulta e podemos sempre ir acertanto a receita ao nosso paladar - mais doce ou mais ácida consoante o gosto de cada um =D


Tão fresco, tão saudável ! 
Experimentem !

segunda-feira, 13 de abril de 2015

#MeatFreeMonday || Um puré que não leva batata

Eu estou sempre à procura de novos acompanhamentos para pratos, aborrece-me imenso alturas em que só vemos variações de arroz, massa ou batata...

A verdade é que nos habituamos a comprar determinado tipo de alimentos e a cozinha-los de determinada forma. Isso dá-nos confiança e comidade (são pratos que já cozinhamos tantas vezes que sabemos exactamente o seu tempo de cozedura, se resultam e se as pessoas a quem vamos servir gostam). Durante a semana, sempre com pressa e sem grande cabeça para variar acabamos por cair nas mesmas receitas.

Eu hoje trago uma variação do puré de batata que adorei ! E que quero repetir mais vezes e mesmo com outros alimentos !

Com tanta cor e variedade nas prateleiras dos legumes no supermercado temos de usar e abusar de todas as cores em todas as nossas panelas.

PURÉ de ALHO FRANCÊS E FEIJÃO BRANCO

INGREDIENTES
1 alho frances (cortado longitudinalmente e depois em meias luas)
1 lata de feijão branco escorrido
2 dentes de alho esmagados
azeite, sal e pimenta q.b.
raspa de 1/4 de limão (opcional)
cebolinho (opcional)

PREPARAÇÃO
 Muito simples. Basta um tacinho pequenino e a processadora de alimentos.
 No primeiro douramos o alho num fio de azeite durante alguns minutos e depois acrescentamos o alho francês para suar e amolecer.
Deitamos na processadora, acrescentamos o feijão branco, o sal e a pimenta. Batemos o preparado até ficar com a consistência que mais gostamos e no fim tempera-se com mais pimenta, a raspa de limão e já está !



É muito saboroso e enche-nos a barriga durante muito tempo. É óptimo para acompanhar carne grelhada mas, para mim, basta um ovo escalfado e uns espinafres salteados on the side.

Nesta versão, optei por umas tiras de pepino temperadas com sal grosso.

Façam as vossas versões e partilhem comigo no facebook !

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Hoje há AÇÚCAR no meu PEQUENO-ALMOÇO

Nestes últimos dias, e por causa da reportagem da SIC Notícias, tem-se falado muito sobre açúcar. São imensas as pessoas que se aventuram em cortar radicalmente o açúcar da sua dieta, depois há as que conseguem e as que são demasiado duras consigo próprias e acabam por desistir.

Eu iniciei este blog exactamente por causa desta questão; eu queria reduzir ao ponto de eliminar o açúcar (leia-se açúcar processado) do meu dia-a-dia. Não aconteceu.

Eu não consegui nem tanto o quis. Mas a verdade é que reduzi imenso o seu consumo (drasticamente!) e reformulei toda a forma como ele entra no meu corpinho. Como ?!

Ora, para começar, cá em casa não existem pacotes de açúcar branco (nem um !), foi o adeus aos cristais brancos, aqueles flocos de neve maravilhosos que adoçam praticamente tudo nas nossas casas, do doce ao salgado (atire a primeira pedra quem nunca acrescentou açúcar ao molho de tomate ou à mistura das empadas ou dos rissóis). Substitui muitos dos seus usos por mel e açúcares mais escuros (menos processados).

Mas, para mim, a diferença maior foi nas coisas pequenas. Cortei nos refrigerantes e sumos - não bebo. Consumo litros de água, café e, à refeição, vinho (todos os pratos o merecem e há-de chegar o dia em que vos vou falar das melhores opções para cada tipo de prato - mas cada coisa a seu tempo).

Noutros exemplos; em casa, deito uma risquinha de mel no café e, quando o tomo fora, mal ponho açúcar. Parecem insignificantes, mas a longo prazo, fazem toda a diferença !

Ora, uma das coisas que as pessoas nestas dietas começam logo por fazer, eu não fui capaz - largar os fritos. Não ! Como é que eu viveria sem ovos estrelados ou batatas fritas ? Shame on me!
Mas aí tento que seja tudo o mais natural possível e evito opções ultracongeladas e pré-feitas e dou-me ao trabalho de descascar, cortar, lavar, separar, fritar e temperar tudo em casa (até porque é um prazer e um ato de amor, de mim para mim e para os outros - e isso também é importante !).

O facto de fazermos refeições from scratch  reduz imenso os níveis de açúcar porque nos obriga a utilizar legumes, ervas, especiarias ou a fazer os nossos próprios caldos e aí cortamos logo todos os "extras" malvados que vêm nas latas de molho, em caldos de tempero concentrados ou algumas conservas.

Eu não sou nutricionista, nem sequer tenho o dom da palavra na nutrição, apenas quis partilhar um pouco da minha experiência neste campo numa altura em que o tema está em debate. A verdade é que, após pequenas mudanças no meu dia-a-dia, os meus níveis nas análises melhoraram imenso (obtive os melhores valores dos últimos 5 anos!) e acreditem que quando vou jantar fora não digo que não a uma sobremesa ou que recusei ovos de chocolate na Páscoa ! Apesar de tudo, para mim, comer é um prazer e só se vive uma vez ! :P

Por este motivo, hoje trago uma opção de pequeno-almoço diferente e que não é para todos os dias (porque é uma gordice e porque ocupa um bocadinho mais de tempo).


IOGURTE com MAÇÃ CARAMELIZADA e FLOCOS de TRIGO INTEGRAL




PREPARAÇÃO

Na noite anterior, coloquei numa tacinha maçã cortadas aos pedacinhos (usei uma Starking e uma Golden), uma chávena de café expresso de açúcar amarelo, as sementes de uma vagem de baunilha, canela q.b. e sumo de meio limão - ficou tudo a marinar durante a noite (mas não é necessário, bastam 20/30 minutos para que se forme uma espécie de xarope).

Quando quiserem servir, basta deitarem esse preparado num tachinho e deixar 10/12 minutos em lume brando para a maçã amolecer e o xarope engrossar. Depois é só servirem em cima do vosso iogurte prefrido (eu usei iogurte de amêndoa da alpro - trouxe outra camada de sabor ao copinho) e acrescentarem granola ou flocos de cereais integrais.

Na verdade, até podem servir em cima de umas waffles ou panquecas ou até mesmo em cima de uma bola de gelado de baunilha para uma sobremesa simples =D

Experimentem !

terça-feira, 7 de abril de 2015

Quando a COUVE se tornou a Rainha do CARIL


Não sei como é nas vossas cozinhas mas, deste lado, a couve (seja ela branca, verde, galega, coração de boi ou outra) acaba muitas vezes esquecida e abandonada na parte de trás do frigorífico. Não é o legume mais glamouroso de todos e normalmente acaba num prato improvisado que nada mais é que um acompanhamento de carne ou peixe.

É triste, na verdade, porque até é bastante versátil e sacia bastante quando bem utilizado num prato. 

Eu decidi que a couve ia ser a Rainha do meu almoço e assim foi, com um caril que a celebrasse !

Não quis arroz nem massa, apenas a leveza de uns couscous para absorver todo o molho delicioso do prato.

CARIL de COUVE BRANCA com GRÃO e COUSCOUS
 

INGREDIENTES
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 pedacinho de gengibre picado (ou ralado)
1 molho de coentros
1 colher de chá de pó de caril
1 colher de chá de cominhos
1 pitada de flocos de chilli
1 lata pequena de leite de coco
1 couve inteira (folhas cozidas)
1 lata de grão cozido
1/2 pimento verde e cortado aos pedacinhos
sal, pimenta q.b.
couscous

PREPARAÇÃO
É muito simples: numa frigideira salteei o alho, a cebola e o gengibre picados com as especiarias e os coentros picados (até à cozinha cheirar a terras distantes), depois acrescentei o pimento (deixei uns 2/3 minutos) e juntei a couve cozida (al dente). Acrescento um pouco de água, deixo ferver e junto, por fim, o grão e os coentros.
Deito o leite de coco, deixo ferver novamente e baixo para lume brando até apurar (uns 10 minutos).

Simultaneamente, façam os couscous de acordo com as instruções da embalagem e sirvam ainda quente.



Experimentem e digam-me como ficou !

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Noodles, pauzinhos e feijão verde


Sol, sol, sol ! Tanto tempo sem aparecer para agora nos dar um ar de sua graça (ele e eu, que a minha presença na blogosfera já há muito que não se sentia).

A minha primeira receita que pede pauzinhos (e eu nem sou muito boa com eles ! Mas este é um prato que facilita imenso a nabice, porque tendo em conta que basta transportar fios de noodles, a falta de coordenação e classe de comer delicadamente com pauzinhos fica altamente disfarçada).

E para não variar, é saudável e vegetariana !



NOODLES com FEIJÃO VERDE e FRUTOS SECOS

INGREDIENTES
1 embalagem de noodles (sensivelmente 3 porções)
feijão verde cortado (a quantidade que acharem adequada)

MOLHO
4 colheres sobremesa mel
3 colheres sopa de molho de soja
primenta preta q.b.
1 pedacinho de gengibre ralado
sementes de sésamo q.b.

TOPPING
sementes e frutos secos à escolha picados
(eu usei sementes de abóbora, nozes, avelãs, amendoas e cajus)


PREPARAÇÃO
Basta cozer (separadamente) o feijão verde e a massa.
Numa tacinha misturam todos os ingredientes do molho. Simultaneamente picam os frutos secos.

Num wook bem quente, vertem o molho, acrescentam a massa e misturam (até ficar castanha e com aspecto bem delicioso) e no fim acrescentam o feijão verde.

Na mesa, servem uma tacinha com os frutos secos picados para quem quiser acrescentar um elemento crocante.


Super super simples e muito rápida ! Mais rápida que mandar vir do restaurante !