terça-feira, 2 de setembro de 2014

Ovos, Batatinhas e Espinafres !

Há dias em que temos de cozinhar mas não temos nada descongelado e já não há muita coisa no frigorífico ou na despensa - nesses dias, pratos destes são a minha solução.

Para mim, se houver ovos, resolvo as refeições quase todas. Não sei se será um problema ou uma bênção. Quando perguntam "se tivesses de escolher um único alimento até ao final da vida, qual seria?", para mim a resposta é fácil: OVOS !

Eu sei que muita gente se perde com o chocolate, o pão ou a carne mas, para mim, os ovos formam a refeição mais versátil e completa. Estrelados, fritos, mexidos, escalfados, cozidos, a cavalo, na companhia de um Benedict ou de uma Florentina, com legumes, carne ou peixe. Dão vida a um prato e tanto são estrelas como dão protagonismo. Eu adoro-os a qualquer hora do dia!
E o melhor é que são felizes com apenas sal e pimenta - o que podemos pedir mais ?

Hoje trago-vos ovos na forma de tortilla de espinafres mas, na verdade, já a fiz de várias maneiras: com chouriço, tomate, cebola, courgette, ervilhas ...


Tortilla de Espinafres


INGREDIENTES
4 ovos
3 batatas médias cortadas em cubos
espinafres a gosto
alho picado
4 colheres sopa de natas de soja
sal, pimenta e noz moscada

PREPARAÇÃO
Numa panela cozer as batatas cortadas até ficarem al dente.
Numa frigideira saltear o alho até que a cozinha se regale com o cheirinho; neles saltear as batatas cozidas e os espinafres.
Deitar os ovos batidos e temperados no preparado anterior e deixar que se passem por baixo, tentar passar o máximo de ovo possível pelo fundo da frigideira.
No final, finalizar no forno (previamente aquecido) para cozinhar e tostar a cobertura.


No final, a tortilla desliza muito facilmente para um prato de servir.

É um prato óptimo para uma entrada ou para um piquenique, cortada em fatias.

Espero que gostem !

Sem comentários:

Enviar um comentário