quarta-feira, 22 de abril de 2015

Baunilha e Morangos juntos e a deslumbrar num BOLO de Primavera

Vocês pediram ! Sai uma receita que envolve baunilha e morangos, para os mais gulosos !


Nesta altura do ano há morangos a abundar por todas as cozinhas, o que tem tanto de bom como de preocupante (pelo menos para mim). O morango tem um ciclo de vida tão curtinho que a menos que consigamos comer quilos e quilos deles em 2 ou 3 dias ficamos com espécimes engelhados, descolorados e de sabor esquisito.

A melhor alternativa é, para mim, congelá-los. Assim duram imenso tempo e podem ser utilizados de várias formas. Quais ?! Perguntam muitos de vocês: "O que é que raio vou fazer com estes gordinhos congelados ?".

A primeira opção é sempre - GELADOS ! (e há-de vir o dia em que vos mostro receitas bem simples desta gordice de Verão), sumos, limonadas...

Mas, hoje, trago-vos uma sugestão de cobertura para bolos (ou crepes, ou waffles ou até gelado) e, como não vos ia apresentar uma cobertura de bolos sem nada para cobrir, trago também um bolo - de baunilha ! Essa combinação tão clássica e tão de Primavera.

O bolo é uma receita óptima para servir de base a qualquer tipo de bolo de camadas, ora vejam só:

BOLO DE BAUNILHA

INGREDIENTES
1 + 1/2 chávenas de Farinha
1 colher sopa de fermento
1 pitada de sal
1/2 chávena de óleo
3/4 chávena de mel de flores
2 ovos inteiros
2 gemas + 1 claras
1 vagem de baunilha
1/3 água quente


PREPARAÇÃO
Numa taça, peneirar a farinha, o fermento e o sal. À parte, misturar o óleo e o mel. De seguida, acrescentar esta mistura à farinha juntamente com dois ovos e duas gemas.
Simultaneamente, batem-se as duas claras em castelo.
As sementinhas da vagem de baunilha são adicionadas à agua quente para facilitar a mistura e, depois, acrescentadas à mistura da farinha.
No final, envolvem-se as claras e está pronto !

E já está ! É só isto ! Vertem o preparado numa forma redonda previamente untada e depois levam 25 minutinhos ao forno (200º).

Agora, enquanto esta maravilha bem perfumada está no forno, tratam da vossa cobertura vermelhinha.

COBERTURA DE MORANGOS
Eu utilizei cerca de duas mãos cheias de morangos congelados (podem usar frescos!) num tacho em lume brando com sumo de um limão e mel a gosto. Basta deixarem o preparado até os morangos derreterem e o molho engrossar.

Depois, é só espalhar o resultado por cima do bolo (o preparado solidifica).


Eu ainda acrescentei umas sementes de sésamo (só para dar aquele ar pintarolado dos morangos =D).


Experimentem e digam-me como ficou !

Sem comentários:

Enviar um comentário