segunda-feira, 13 de abril de 2015

#MeatFreeMonday || Um puré que não leva batata

Eu estou sempre à procura de novos acompanhamentos para pratos, aborrece-me imenso alturas em que só vemos variações de arroz, massa ou batata...

A verdade é que nos habituamos a comprar determinado tipo de alimentos e a cozinha-los de determinada forma. Isso dá-nos confiança e comidade (são pratos que já cozinhamos tantas vezes que sabemos exactamente o seu tempo de cozedura, se resultam e se as pessoas a quem vamos servir gostam). Durante a semana, sempre com pressa e sem grande cabeça para variar acabamos por cair nas mesmas receitas.

Eu hoje trago uma variação do puré de batata que adorei ! E que quero repetir mais vezes e mesmo com outros alimentos !

Com tanta cor e variedade nas prateleiras dos legumes no supermercado temos de usar e abusar de todas as cores em todas as nossas panelas.

PURÉ de ALHO FRANCÊS E FEIJÃO BRANCO

INGREDIENTES
1 alho frances (cortado longitudinalmente e depois em meias luas)
1 lata de feijão branco escorrido
2 dentes de alho esmagados
azeite, sal e pimenta q.b.
raspa de 1/4 de limão (opcional)
cebolinho (opcional)

PREPARAÇÃO
 Muito simples. Basta um tacinho pequenino e a processadora de alimentos.
 No primeiro douramos o alho num fio de azeite durante alguns minutos e depois acrescentamos o alho francês para suar e amolecer.
Deitamos na processadora, acrescentamos o feijão branco, o sal e a pimenta. Batemos o preparado até ficar com a consistência que mais gostamos e no fim tempera-se com mais pimenta, a raspa de limão e já está !



É muito saboroso e enche-nos a barriga durante muito tempo. É óptimo para acompanhar carne grelhada mas, para mim, basta um ovo escalfado e uns espinafres salteados on the side.

Nesta versão, optei por umas tiras de pepino temperadas com sal grosso.

Façam as vossas versões e partilhem comigo no facebook !

Sem comentários:

Enviar um comentário