terça-feira, 24 de junho de 2014

Dia #21 | Um aveludado para saborear sozinha



O tempo, ultimamente, não tem ajudado em nada a minha criatividade na cozinha. Eu andava bastante entusiasmada com a ideia de calor, e de fazer saladas, gelados, granizados, grelhados e pratos de fruta fresca ... Mas estas temperaturas meio destemperadas que não são carne nem peixe, deixam-me completamente desinspirada...

Eu até nem sou grande fã de sopa, mas desde ontem à noite que era algo que me apetecia e sabia que cria um creme verdinho (ou de brócolos ou de ervilhas). Optei pelas ervilhas claro (adoro-as ! Às vezes, se pudesse, comia um tacho delas cozidas e temperadas apenas).

O meu problema é que hoje ia almoçar sozinha e a sopa é, por norma, uma refeição que alimenta batalhões, que se cozinha numa panela grande e dura para 2 ou 3 dias, mas eu não queria nada disso. Fiz sopa só para mim, sim ! Fiz o equivalente a cerca de 2 pratinhos de sopa - parece triste, mas a mim soube-me muitíssimo bem ! Além disso, é uma receita muito fácil e boa para quando temos sobras deste e daquele legume no frigorífico.
E a verdade é que também temos de nos mimar quando estamos sozinhas e não só cozinhar "bem" quando estamos com mais alguém - já dizia a L'Oreal que nós merecemos ! E merecemos tudo :P

Assim, aqui fica:

CREME DE ALHO FRANCÊS E ERVILHAS com AMÊNDOA PICADA

INGREDIENTES (1 pessoa :P)
2 batatas pequenas cortadas aos bocadinhos
1/2 alho francês
1 chávena pequena de ervilhas (1/2 + 1/2)
1 cebola 
1 raminho de salsa
1 colher de sopa de amêndoa picada
noz moscada, sal e pimenta q.b.

PREPARAÇÃO
Num tacho, alourar a cebola e, posteriormente, acrescentar o alho francês. Quando estiverem amolecidos, juntar a batata, a salsa e metade das ervilhas. Temperar com sal e pimenta.
Mexer um pouco e depois encher de água até ficarem totalmente cobertas (eu usaria caldo de legumes, mas não tinha).
Deixar cozer. Quando as batatas estiverem cozidas, passar a varinha mágica em todo o preparado.
Rectificar os temperos, acrescentar a noz moscada e as restantes ervilhas.
No final, podem polvilhar a amêndoa picada e até mesmo pão torrado ou frito.



A sopa, ou melhor, o creme fez-se num instante e ficou muito saboroso ! O aveludado do preparado fica muito bem com o crocante da amêndoa e do pão (eu adoro a mistura de texturas num prato). Se acharem que está muito grossa, acrescentem um pouco de água e mexam; Eu prefiro mais "creme", mas fica co critério de cada um :D

Vão experimentar ? :D

Sem comentários:

Enviar um comentário